Skip to content

Como Fazer a Dieta dos Ovos?

maio 12, 2022
dieta dos ovos

A dieta de ovos é baseada no consumo de ovos em cada refeição principal do dia, o que aumenta a quantidade de proteína na dieta – um nutriente que ajuda a reduzir o apetite antes das refeições, reduzindo assim a quantidade de alimentos consumidos e promovendo a perda de peso.

Além disso, recomenda-se seguir uma dieta pobre em carboidratos durante a dieta dos ovos, reduzindo a quantidade de alimentos ricos em carboidratos, como frutas e tubérculos diversos, como batatas, mandioca e batata-doce, para reduzir o conteúdo calórico da dieta e promover a perda de peso.

A dieta de ovos pode ajudar a perder até 5,5 quilos por semana. Entretanto, não há evidências científicas do efeito desta dieta sobre a perda de peso e sua ingestão de calorias e nutrientes é bastante limitada. Portanto, antes de iniciar uma dieta de perda de peso, é aconselhável consultar um nutricionista que possa avaliar suas necessidades nutricionais e desenvolver uma estratégia de dieta personalizada.

Como seguir a dieta dos ovos

Existem diferentes versões da dieta de ovos, mas geralmente dura duas semanas, durante as quais você deve comer dois ovos no café da manhã e muitos vegetais com baixo teor de carboidratos, como tomates e espinafres, e muitas frutas com baixo teor de carboidratos, como morangos e peras.

Recomenda-se comer um ovo cozido antes do almoço e do jantar, pois as proteínas e a gordura contida nos ovos ajudam a controlar o apetite e a reduzir a quantidade de alimentos consumidos.

Os ovos devem ser de preferência cozidos, pois contêm menos calorias, mas também podem ser mexidos ou mexidos com um pouco de azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco, que contêm gorduras saudáveis.

Alimentos aprovados

Ovos, proteína magra, frutas e vegetais com baixo teor de carboidratos são permitidos na dieta, como explicado abaixo:

  • Ovos, incluindo claras de ovo e gemas,
  • Proteínas magras, tais como peixe, frango sem pele e carne magra, como carne magra, pato e presunto,
  • Vegetais com baixo teor de carboidratos, como espinafre, cebola, alho, tomate, foguete, abobrinha, beringela, pimentão, brócolis e repolho,
  • Frutas de baixo teor de carboidratos como kiwis, peras, maçãs, cocos, abacates e limões,
  • Gorduras em pequenas quantidades como azeite de oliva, óleo de abacate, óleo de coco, manteiga, nozes e castanhas,
  • Ervas e especiarias como pimenta, salsa, coentro, coentro, alecrim, curcuma e orégano.
  • Produtos lácteos magros, como leite desnatado, iogurte magro e queijo branco.

Refrigerantes como água, chás de ervas e café sem açúcar também são permitidos durante a dieta.

Mesmo que não faça parte da dieta, recomenda-se a prática de exercícios, como musculação, corrida, caminhada ou dança, pois ajuda a perder peso.

Alimentos a evitar

É recomendado evitar alimentos ricos em carboidratos, sacarose e gordura, tais como

  • Certos cereais como o pão branco, arroz branco, massas brancas e cuscuz,
  • Frutas ricas em carboidratos, como frutas secas como sultanas, ameixas secas e damascos secos, uvas, bananas e mangas,
  • Alimentos sugestivos como sacarose, refrigerantes, sucos de frutas embalados, sorvetes, bolos e biscoitos,
  • Alimentos processados como bacon, presunto, mortadela, salame, hambúrgueres, salsicha, pizza, batatas fritas, salgadinhos e salsichas,
  • Leguminosas como lentilhas, feijão, soja e grão-de-bico,
  • Bebidas com alto teor calórico, como cerveja, champagne e mingau.

Também é aconselhável evitar legumes tuberosos como mandioca, batata, caril e batata doce, pois estes alimentos são ricos em carboidratos, o que aumenta o conteúdo calórico do alimento.

Este é apenas um modelo de dieta de ovos, que pode ser modificado de acordo com a saúde, atividade física e peso de um indivíduo. Por ser uma dieta bastante limitada, ela deve ser preparada por pelo menos duas semanas, de preferência com a ajuda de um nutricionista, para que possa ser adaptada às necessidades pessoais.

Tratamento após a dieta

Após a dieta, é importante manter uma dieta equilibrada e concentrar-se em comer alimentos saudáveis e frescos como frutas, vegetais, leguminosas, grãos integrais, proteína magra e produtos lácteos.

Aqueles que não o fazem

Devido ao baixo teor de carboidratos, muitas pessoas se sentem cansadas, tontas e doentes durante esta dieta.

Pessoas com predisposição genética para colesterol alto (hipercolesterolemia), doenças renais e pessoas com alergia ou intolerância ao ovo não podem seguir a dieta do ovo.

Esta dieta também não é recomendada para mulheres grávidas ou lactantes, crianças e adolescentes e pessoas que sofrem de distúrbios alimentares como distúrbios alimentares descontrolados, anorexia ou bulimia.

Veja também:

Aprenda como fazer leite com sementes de melão