
A vitamina A tem muitas funções em nosso corpo, ela está envolvida no crescimento, em perspectiva, em todo o epitélio (as células que revestem o corpo humano e formam uma barreira contra infecções) e no crescimento e desenvolvimento do esqueleto. Este nutriente também tem uma função antioxidante que combate o envelhecimento e o câncer e previne doenças crônicas como cataratas, artrite e doenças cardiovasculares.
Para alcançar estes benefícios, no entanto, é necessário dosear a vitamina corretamente, pois tanto o excesso quanto a deficiência podem causar problemas para nossas células. “Os primeiros sinais da deficiência é a cegueira noturna, é uma redução na capacidade de enxergar em ambientes com pouco iluminação. Se a deficiência for grave, pode levar à cegueira parcial ou total”.
Portanto, a dose diária deve ser controlada: para crianças menores de um ano, 350 μg é recomendado; para crianças de um a nove anos, 400-700 μg; e para adultos, 700-900 μg.
Em seguida, verifique quais alimentos podem atender às necessidades de seu corpo:
Fígado
O sabor do filé de fígado pode não agradar a todos, mas seu conteúdo nutricional não pode ser ignorado. Quando consumido, ele fornece 10.700 μg de vitamina A. Tente comer um pedaço de carne cozida ou grelhada em vez de fritá-la para evitar a adição de gordura durante o cozimento.
Ovos
Os ovos de frango também são uma fonte de vitamina A: 225 μg por ovo, você pode fazer uma boa omelete de clara de ovo para obter a dose ideal de vitamina A: basta bater 3 claras de ovos para cada gema, adicionar espinafres ou pimentas (que também são uma fonte de vitamina A), peito de peru e salsa.
Agriões
A salada de agrião não é apenas uma fonte de fibra, que ajuda o funcionamento intestinal, mas também uma fonte de beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no corpo. Uma porção de 100 gramas de agriões fornece 173 μg de vitamina A.
Kale
Rico em vitamina A: 100 gramas do vegetal fornece 750 μg. Experimente fritá-lo com um pouco de azeite de oliva e alho.
Espinafres
O espinafre não é apenas uma fonte de ferro: 100 gramas deste vegetal verde também fornece ao corpo 570 μg de vitamina A. Se você preferir que seu espinafre seja cozido, vaporize-o para obter o máximo de seus nutrientes.
Cenoura
Uma cenoura de tamanho médio contém 509 μg de beta-caroteno, uma substância que é convertida em vitamina A no corpo. É melhor comê-lo cru para obter o máximo de seus nutrientes.
Manga
A cor amarela da manga indica que ela contém beta-caroteno. De acordo com a tabela do USDA, 181 μg de vitamina A é obtida digerindo uma unidade de manga (aproximadamente 336 g). A fruta em seu estado natural é sempre a melhor escolha, pois mantém o máximo de suas propriedades nutricionais.
Papaia
Isto faz parte do café da manhã e também pode ser usado como um lanche. Graças a seu beta-caroteno, a fruta fornece 47 μg por 100 g, de acordo com a tabela do USDA.
Tomate
Os tomates são uma ótima maneira de complementar sua dieta com vitamina A. Você recebe 75 μg por 100 g (menos do que a média de tomates).
Abóbora
Inclua a abóbora em sua dieta diária! Seu corpo recebe 369 μg por 100g deste vegetal. Você pode comer abóbora cozida a vapor para reter a maior parte de seus nutrientes.
Pimentão vermelho
A cor destes pimentos indica que eles são ricos em beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no corpo. Para cada 100 gramas de pimenta vermelha, 157 μg desta vitamina é absorvido.
Damasco
Esta fruta, ideal como guarnição para um prato principal ou para temperar uma salada, contém 96 μg de vitamina A por 100 gramas.
Batata doce
A raiz contém não só potássio, mas também até 961 μg de vitamina A por 100 gramas quando cozida sem sal ou pele – purê de batata doce é uma boa escolha!
Veja Também: