Skip to content

Grelhando sem danos para Saúde: aprendendo a fazer isso

abril 12, 2022
grelhados para saude

Opções simples e acessíveis que garantem grelhados deliciosos sem comprometer sua saúde.

Quem não gosta de um churrasco no fim de semana? Este popular prato brasileiro é sinônimo de celebrações, lembranças e reuniões com a família e amigos. É um momento para relaxar e não se preocupar com calorias.

A comida para churrasco não é um “monstro do inferno” e é mais do que aceitável porque, afinal de contas, a carne é a base de sua preparação. “A carne é uma proteína, um dos nutrientes mais importantes para nosso corpo. Então, por que o churrasco deveria ser o mau da fita? Afinal, você não come este tipo de alimento todos os dias. Portanto, para não se desviar muito de seu plano alimentar, você deve apenas prestar atenção aos alimentos que come e prestar atenção à sua qualidade e porções.

Alimentos como o churrasco podem ser consumidos de forma saudável sem comprometer os nutrientes. Por ocasião do Dia do Churrasco, comemorado em 24 de abril.

Como fazer um churrasco de uma forma saudável

 Como cozinhar como uma alimentação saudável.

 1. Escolha carne vermelha magra.

O presunto é a melhor escolha quando se trata de grelhados saudáveis, pois não só é delicioso, mas também mais magro do que outros cortes de carne. Entretanto, como este tipo de carne contém alguma gordura, ela pode estar bem seca depois de grelhada, portanto não se esqueça dela na grelha. Se você não consegue resistir às carnes mais gordas, como picanha e lombinho, é uma boa idéia remover a camada de gordura. As costelas de porco e de carne bovina também são cortes mais gordurosos.

 Carne branca grelhada.

 2. Certifique-se de que tenha carne branca.

Frango e peixe são boas opções para grelhados mais saudáveis. Prefere frango sem a pele porque é muito calórico. O peixe não é apenas mais magro, mas também mais digerível e rico em ácidos graxos ômega-3, que são importantes para o coração. A maneira mais deliciosa de cozinhar peixe é com temperos, como ervas, que podem ou não ser embrulhados em papel alumínio.

 Salsichas grelhadas.

 3. Evitar alimentos processados.

Deve-se evitar alimentos como carnes processadas porque contêm muitos conservantes, sódio e gordura que levam à retenção de água e ganho de peso. Portanto, é melhor não exagerar nestes alimentos.

 Salada grelhada.

 4. Prefere saladas e frutas.

Não há nada melhor do que uma salada mista com folhas verdes como o agrião, couve, coração de palma, tomate e outros vegetais. A fruta também é muito bem-vinda, pois acrescenta fibras, vitaminas e minerais à refeição. Alguns desses pratos também podem ser cozidos no churrasco. Por exemplo, abacaxi e banana são ideais em sobremesas assadas – basta acrescentar uma pitada de canela.

 5. Suco de abacaxi no churrasco.

Os refrigerantes são uma das bebidas a serem evitadas tanto quanto possível devido ao seu conteúdo excessivo de sacarose, sódio e conservantes. Portanto, escolha sucos naturais de frutas, como suco de abacaxi com menta, que é baixo em calorias quando bebido sem sacarose, auxilia na digestão e é refrescante. Se você insiste em beber bebidas alcoólicas, escolha alternativas mais leves. Tente também manter seu equilíbrio de fluidos bebendo um copo de água de vez em quando.

Veja Também:

4 dicas para uma mudança de hábitos e ter um bom humor