Skip to content

O consumo excessivo de café pode levar à demência, de acordo com o estudo

abril 29, 2022
cafe causa demencia

A cafeína é uma substância química estimulante que aumenta a concentração e a capacidade de pensar e coloca o cérebro em estado de alerta. É por isso que muitas pessoas procuram aquela primeira dose de café pela manhã para realmente acordar.

Esta bebida tem sido objeto de numerosos estudos ao longo dos anos, que demonstraram os efeitos positivos do consumo moderado. Entretanto, o consumo excessivo de café pode ter conseqüências negativas à saúde, de acordo com uma nova análise da Universidade da Austrália do Sul.

De acordo com os pesquisadores, o consumo excessivo de café está diretamente ligado a um menor volume cerebral e, portanto, a um maior risco de demência. A análise foi publicada no sábado na revista Nutritional Neuroscience.

Os especialistas chegaram a esta conclusão avaliando os registros médicos de mais de 17.000 voluntários inscritos no Biobank Único do Reino Unido, um banco de dados clínico da população britânica. O julgamento envolveu pessoas de 37 a 73 anos de idade.

Os pesquisadores queriam saber se o consumo diário de café estava associado ao risco de demência ou de derrame. O estudo revelou que as pessoas que bebem sete ou mais xícaras de café por dia tinham um risco 53% maior de demência do que aquelas que bebiam apenas uma ou duas xícaras por dia.

Os riscos são ainda maiores. De acordo com os pesquisadores, o consumo excessivo de café também pode estar associado a uma maior incidência de distúrbios cerebrais físicos e outras doenças neurológicas.

Estas descobertas são talvez surpreendentes, já que o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 80% dos brasileiros consumirão café em 2020.

Apesar desta conexão, há um risco de doença cerebral com consumo excessivo desta bebida. O café, consumido com moderação, pode ter vários efeitos positivos sobre o organismo, alguns dos quais foram encontrados em outros estudos recentes.

O café como um aliado da saúde

O café é versátil e estimulante e pode ser preparado de várias maneiras. Em geral, servir uma bebida quente pode ajudar a reduzir o peso e a diminuir as dores de cabeça. De acordo com alguns estudos, o consumo moderado de café também pode prevenir várias doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, bem como o diabetes tipo 2.

Ele tem um efeito broncodilatador, que ajuda a proteger o trato respiratório. Também pode melhorar a concentração e a capacidade de aprendizagem. Pesquisas recentes no Reino Unido também mostram que esta bebida pode reduzir o risco de doenças hepáticas.

Veja também:

Quais os benefícios do vinho para a saúde?