
Existem vários chás de ervas, tais como gengibre, hibisco ou curcuma, chá de casca de laranja que ajudam a eliminar o excesso de líquido no corpo, reduzem o apetite e aumentam o metabolismo, promovendo a perda de peso e ajudando a eliminar a gordura do ventre.
Outra boa tática de perda de peso é incluir na dieta alimentos termogênicos como canela ou pimenta de caiena, que contêm canela e capsaicina, compostos que aceleram o metabolismo e promovem a queima da gordura armazenada no corpo.
Entretanto, é importante usar essas bebidas em conjunto com uma dieta equilibrada e exercícios regulares, pois elas são apenas uma ferramenta para resultados mais rápidos. Além disso, é importante que os chás de ervas sejam usados com moderação e sob a supervisão de um médico ou outro profissional de saúde experiente no uso de medicamentos à base de ervas, para que eles possam aconselhar sobre o tipo e dosagem mais adequados de chá de ervas para evitar complicações.
Chá de gengibre e abacaxi
O chá de gengibre e abacaxi é ideal para pessoas que querem perder peso, pois ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta o gasto de energia, promove a sensação de saciedade e ajuda a promover o movimento intestinal, pois é rico em fibras.
Ingredientes:
- ½ casca de abacaxi,
- Casca de 1 laranja.
- 1 colher de sopa de carqueja
- 1 colher de sopa de gengibre em pó
- 1 litro de água
Método de preparação:
Em uma chaleira ou panela, leve a água, abacaxi, casca de laranja e uma colher de sopa de gengibre a ferver e deixe ferver por 5-10 minutos. Quando começar a ferver, desligue o calor e adicione a carqueja. Cobrir e deixar infundir por 5 minutos, esticar e beber. A infusão deve ser bebida durante o dia, entre as refeições.
Chá verde com mirtilos
O chá verde de mirtilo tem efeitos diuréticos e termogênicos que ajudam a esvaziar o estômago e acelerar o metabolismo, facilitando assim a queima de calorias e promovendo a perda de peso.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas secas de amora ,
- 1 colher de chá verde,
- 150 de água fervente.
Como usar:
Coloque as folhas secas de amora e o chá verde em uma xícara e despeje 150 ml de água fervente. Cubra e deixe ferver por 10 minutos, depois coe antes de beber.
Você pode beber esta infusão durante 2-3 semanas antes das refeições principais, tais como almoço e jantar.
Chá de hibisco e canela
O chá de hibisco e canela é bom para a perda de peso porque reduz a retenção de líquidos no corpo e estimula o metabolismo, esvazia o estômago e promove a queima de gordura. Além disso, este chá também facilita a digestão.
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de flores de hibisco secas,
- 1 canela,
- 1/2 litro de água fervente.
Método de preparação:
Despeje a água fervente sobre as folhas secas de hibisco e pau de canela, cubra e deixe infundir por 10 minutos. Tensionar e beber 3 a 4 vezes ao dia, meia hora antes das refeições principais.
Chá mate com limão
O chá mate com limão aumenta a saciedade e ajuda a perder peso porque acelera o metabolismo e a queima de gordura. Além disso, este chá também tem um efeito diurético e ajuda a reduzir o inchaço.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas de mate assadas,
- suco de ½ limão,
- 150 ml de água fervente.
Método de preparação:
Coloque as folhas de mate e água fervente em uma xícara de chá. Cobrir e deixar ferver por 5-10 minutos. Tensionar, adicionar o suco de limão e beber.
Chá de feno-grego e alcachofra.
O chá de feno-grego e alcachofra ajuda na perda de peso, aumentando a saciedade. Outro benefício do chá é que ele estimula o metabolismo e ajuda a queimar gordura, enquanto sua ação diurética reduz a retenção de água.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de sementes de feno-grego,
- 1 colher de chá de folhas secas de alcachofra,
- 150 ml de água fervente.
Método de preparação:
Adicione água, sementes de feno-grego e folhas secas de alcachofra em uma xícara. Cobrir, deixar em pé por 10 minutos e depois esticar. Beba este chá 3 vezes ao dia entre as refeições.
Chá de curcuma com limão
O curcuma contém um ingrediente ativo chamado curcumina, que está associado à perda de peso, pois acelera o metabolismo, aumenta o gasto de energia e a queima de gordura no corpo.
O limão limpa as papilas gustativas, reduz o desejo por doces e tem um efeito diurético, o que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de curcuma em pó ,
- 1 colher de sopa de curcuma em pó, 1 colher de sopa de suco de limão,
- 150 ml de água morna.
Método de preparação:
Misturar o curcuma em pó em água fervente e deixá-lo em repouso por 5-10 minutos. Misture com suco de limão e beba até 3 xícaras por dia entre as refeições,
Chá preto com laranja e canela
O chá preto é rico em flavonóides, compostos com propriedades antioxidantes que, quando consumidos regularmente, promovem a perda de peso e ajudam a manter uma cintura esbelta.
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de folhas de chá preto secas,
- 1/2 casca de laranja,
- 1 pau de canela,
- 2 xícaras de água quente.
Instruções:
Coloque a canela em uma panela e cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos. Adicione os ingredientes restantes à água fervente e deixe ferver em fogo brando por 10 minutos. Tensionar e beber 1-2 xícaras por dia, quentes ou frias, conforme a necessidade.
Chá oolong
Oolong é um chá chinês clássico que tem propriedades termogênicas, estimula o metabolismo da gordura e ajuda na perda de peso.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de oolong ,
- 1 xícara de água quente.
Método de preparação:
Despeje água quente sobre o oolong e deixe-o mergulhar por cerca de 10 minutos, depois coe e beba um copo por dia por cerca de 6 semanas enquanto segue uma dieta equilibrada.
Os chás dietéticos são perigosos?
O uso de qualquer tipo de produto ou ingrediente, seja natural ou sintético, deve ser sempre feito com moderação, pois o organismo deve metabolizar qualquer substância ingerida, levando à sobrecarga se utilizada em excesso ou não utilizada adequadamente.
Portanto, este tipo de chá deve ser tomado constantemente sob a orientação de um profissional – um nutricionista ou um médico com experiência no uso de ervas medicinais. O tipo de erva, método de administração e dosagem devem ser ajustados pelo médico às características da pessoa, incluindo seu histórico médico.
Veja também: