
Alimentos que melhoram a função intestinal, combatem a retenção de água, aceleram o metabolismo ou ajudam a queimar calorias, tais como melancia, aveia e beringelas, são úteis para a perda de peso.
Estes alimentos devem ser consumidos diariamente ao longo do dia, com exercício regular e uma dieta saudável e pobre em sacarose, doces, gorduras, alimentos fritos e processados. Além disso, o exercício diário, como caminhar por uma hora três vezes por semana, também é importante.
Peras
As peras são ricas em água e contêm 71% de fibra insolúvel, o que proporciona uma sensação de saciedade e otimiza o funcionamento intestinal. O teor natural de sacarose da fruta também reduz os desejos de doces e aumenta gradualmente os níveis de sacarose no sangue, ajudando a minimizar os desejos e a evitar alimentos açucarados.
Como usar: Para promover a perda de peso, tome cerca de 20 minutos antes de suas principais refeições.
Canela
A canela é uma especiaria aromática que tem um efeito termogênico sobre o corpo, estimula o metabolismo e promove a queima de gordura no corpo.
Além disso, a canela ajuda a minimizar a acumulação de sacarose no sangue, aumenta a sensibilidade à insulina e reduz a resistência à insulina, o que também tem um efeito positivo na perda de peso. Outros alimentos que produzem calor são o gengibre, a pimenta, o café e o chá de hibisco.
Utilização: a canela pode ser facilmente adicionada a uma variedade de preparações tais como frutas, sucos, smoothies, café, chá, bolos e biscoitos.
Berinjela
A beringela não é apenas uma fruta de baixas calorias, contendo apenas 24 calorias por 100 gramas, mas também é rica em fibras, o que auxilia nos movimentos intestinais, combate o colesterol ruim e a digestão, e dá uma sensação de saciedade.
Também é rico em água, vitaminas e minerais e baixo em calorias, o que ajuda a combater a retenção de água e a perda de peso no corpo humano.
Você pode preparar água de beringela e bebê-la como um substituto para a água durante o dia. Você também pode adicionar beringelas às saladas ou prepará-las sob a forma de chips, por exemplo.
Arroz marrom
Ao contrário do arroz branco, o arroz integral é rico em fibras, o que aumenta a saciedade e reduz a quantidade de alimentos consumidos. Também é rico em vitaminas B, zinco e selênio, nutrientes antioxidantes que melhoram a circulação, concentração e memória.
É importante controlar a quantidade porque, embora seja um alimento saudável, comer demais pode ter o efeito oposto. Para determinar a dose certa, consulte um nutricionista que avaliará e recomendará uma estratégia dietética adequada às necessidades individuais.
Aveia
A farinha de aveia é rica em fibras solúveis e proteínas, que saciam e regulam a função intestinal. Além disso, seu consumo ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e a controlar o colesterol alto, para que o apetite dure mais tempo.
Utilização: a aveia é muito versátil e pode ser consumida como mingau, mas também pode ser adicionada a frutas, vitaminas, bolos e biscoitos.
Farelo de Trigo
O farelo de trigo é muito rico em fibra, com 12,5 gramas de fibra por 100 gramas. É baixo em calorias e pode ser usado para tratar a constipação, manter os níveis de açúcar no sangue e manter você se sentindo cheio.
Utilização: como não altera o sabor dos alimentos, pode ser adicionado a qualquer preparo para minimizar a absorção de gordura no intestino.
Morangos
Os morangos não são apenas baixos em calorias, mas também ricos em fibras, o que ajuda a regular os níveis de sacarose no sangue, aumenta a saciedade, reduz a ingestão diária de calorias e promove a perda de peso.
Consumo recomendado: esta fruta pode ser consumida inteira ou sob a forma de suco. Também pode ser usado para preparar sucos desintoxicantes para melhorar o metabolismo.
Chá verde
O chá verde tem propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e promovem a queima de gordura. Isto porque ela é rica em cafeína, um estimulante que promove a queima de gordura durante o exercício. Também é rico em catequinas, que são poderosos antioxidantes e melhoram o metabolismo.
Preparação. Para preparar, despeje 1 colher de chá da erva em 1 xícara de água fervente e deixe em ebulição por cerca de 10 minutos.
Linhaça de linhaça
O linhaça é rico em antioxidantes e ácidos graxos ômega-3, que são boas gorduras que ajudam a regular os níveis de colesterol e a reduzir a inflamação no organismo, facilitando a perda de peso. Ela também é rica em fibras, o que melhora a digestão e aumenta a saciedade.
Sugestões de consumo: idealmente, usar semente de linhaça picada ou farinha e adicionar 1-2 colheres de sopa a cereais, saladas, sucos e iogurtes. Também pode ser usado em pães, bolos e pastelaria.
Leguminosas
Leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas e grão-de-bico são fontes de proteínas e fibras que o mantêm cheio e evitam a prisão de ventre.