Skip to content

Alimentos que contem ferro e previne anemia

abril 13, 2022
vitamina de ferro

O ferro é um mineral importante. É importante para a função celular normal, síntese de DNA e metabolismo de energia. O ferro contido na hemoglobina é capaz de transportar oxigênio para o músculo ativo. Como componente da mioglobina, ela atua como um removedor de oxigênio no coração e nas fibras musculares esqueléticas para evitar a ruptura muscular na ausência de oxigênio.

O ferro está envolvido na produção de colágeno e elastina, ambos necessários para todos os tecidos conjuntivos, na manutenção do sistema imunológico, na produção e regulação de vários neurotransmissores no cérebro, e na proteção contra danos oxidativos.

O corpo obtém ferro de duas maneiras: ferro exógeno, que vem da dieta, e ferro endógeno, que é produzido pela quebra dos glóbulos vermelhos, que liberam cerca de 27 mg de ferro para o corpo.

Um adulto saudável tem de 4 a 5 gramas de ferro em seu corpo. O ferro é dividido em ferro não heme e ferro heme, sendo este último melhor absorvido pelo corpo.

Benefícios comprovados do ferro

Prevenção da anemia: o ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, o pigmento nos glóbulos vermelhos do sangue. A deficiência de ferro leva a uma diminuição do número de glóbulos vermelhos no corpo, que é característica da anemia.

A condição mais comumente associada à deficiência de ferro é a anemia por deficiência de ferro, que geralmente ocorre em crianças, adolescentes e mulheres grávidas. A deficiência de ferro também pode ocorrer sem anemia e levar a sintomas como fadiga, problemas de comportamento (diminuição da atenção e concentração), fraqueza muscular e aumento da suscetibilidade à infecção.

Bom para o coração: o ferro é importante para o coração porque está envolvido na formação de proteínas chamadas mioglobinas, que são encontradas no miocárdio (o músculo cardíaco) e são responsáveis por um bom suprimento de oxigênio para este músculo.

Bom para a imunidade: a presença de ferro melhora a imunidade, já que este mineral suporta o sistema imunológico. A deficiência de ferro leva a problemas cognitivos, incluindo desempenho neuropsicológico reduzido em bebês, crianças em idade pré-escolar e escolar, adolescentes e adultos.

Importante para o suprimento de oxigênio: o ferro é importante para o transporte de oxigênio no corpo humano. Na hemoglobina, ela transporta oxigênio para os músculos ativos. Como componente da mioglobina, ela atua como um removedor de oxigênio nas fibras musculares cardíacas e esqueléticas para protegê-las de danos musculares em caso de deficiência de oxigênio.

Fornecimento de energia: o ferro está envolvido no transporte e na conversão de oxigênio para produzir energia.

Benéfico para a pele: o ferro está envolvido na produção de colágeno e elastina, que são necessários para todo o tecido conjuntivo. É, portanto, importante para uma pele saudável.

Adequado para mulheres grávidas e crianças. Este mineral otimiza a capacidade cognitiva e de aprendizagem do bebê, reduz o risco de morte materna durante e após o parto, otimiza a resistência à infecção e contribui de forma importante para um crescimento saudável.

Deficiência de ferro

A deficiência de ferro pode ocorrer em pessoas devido à falta de ferro na dieta ou a um suprimento insuficiente de ferro. Além disso, as mulheres grávidas e pessoas fisicamente ativas devem sempre consultar um especialista se precisarem tomar suplementos de ferro.

A deficiência de ferro pode levar à apatia, irritabilidade, sonolência excessiva, capacidade de aprendizagem reduzida, dificuldades respiratórias e tonturas. Além disso, a deficiência de ferro contribui para a deficiência cognitiva e até mesmo para o declínio cognitivo.

Intervenções neuropsicológicas em bebês, crianças em idade pré-escolar e escolar, adolescentes e adultos. Os resultados de vários estudos mostram que a deficiência de ferro no início da vida (infância) pode levar a danos neuropsicológicos irreversíveis. Entretanto, a ingestão adequada de ferro na pré-escola e em crianças mais velhas parece melhorar o desempenho cognitivo.

Interação com o ferro

O zinco pode interferir na absorção do ferro ao competir com o local de absorção. O cálcio é uma substância que afeta negativamente a absorção de ferro, por isso é recomendado evitar alimentos que contenham cálcio e fontes de ferro.

A absorção de ferro é prejudicada por taninos no chá, café, ervas e vinho tinto, fitatos em várias leguminosas, oleaginosas e cereais, e oxalatos em espinafre, chocolate, cacau e beterraba.

A vitamina A é melhor absorvida com alimentos que contenham ferro. A vitamina C contribui para uma melhor absorção do ferro.

Fontes de ferro

As principais fontes de ferro são: carne vermelha, especialmente fígado, peito de frango, frutos do mar, ostras, legumes como feijão e lentilhas, legumes verdes escuros como repolho, agrião, couve e espinafre, grãos inteiros como arroz e cereais, pistácios, abóbora cozida, feijão verde, sultanas e tofu.

Os alimentos de origem animal são fontes de ferro heme, enquanto os alimentos de origem vegetal são fontes de ferro não heme.

Usando suplementos de ferro

Quando este nutriente é deficiente, é sugerido o uso de suplementos de ferro. É freqüentemente encontrada em mulheres grávidas e lactantes. Os vegetarianos e veganos também podem precisar de suplementos de ferro. Os suplementos só devem ser tomados em consulta com um médico ou nutricionista.

Riscos de superconsumo

O excesso de ferro é característico de uma doença chamada hemocromatose. Esta doença está dividida em duas categorias: primária e secundária. A hemocromatose primária é uma doença genética hereditária. Ela aparece ao nascer. Pessoas com esta condição absorvem grandes quantidades de ferro através do trato gastrointestinal. O ferro é armazenado no corpo, particularmente no fígado. A probabilidade de desenvolver esta doença é maior se um membro da família tiver ou já tiver tido esta doença.

A hemocromatose secundária adquirida é causada por outras doenças do sangue, tais como talassemia ou algumas anemias, ou por excesso de transfusões de sangue. Às vezes isso ocorre em pessoas com alcoolismo de longa data e outros problemas de saúde. A hemocromatose pode levar a cirrose hepática e danos renais graves, incluindo uma perda fundamental da função renal.

Além disso, o excesso de ferro pode contribuir para a gravidade da doença arterial coronariana, neoplasias malignas, infecções, derrame, artrite e várias doenças em bebês.

Veja também:

Benefícios e Alimentos ricos em Magnésio