Skip to content

Quais os benefícios do vinho para a saúde?

abril 26, 2022
vinho para saude

O vinho, uma das bebidas mais antigas do mundo, faz parte da dieta de muitas pessoas. É também conhecida em países europeus e sul-americanos, como Chile e Argentina, e está se tornando cada vez mais importante entre os brasileiros, cujo consumo está crescendo a cada ano.

Além de seu sabor único, que varia dependendo da estação de crescimento e da variedade de uva, também é conhecido por seus efeitos benéficos sobre o corpo e a alma.

 Isto se deve principalmente ao polifenol, resveratrol, encontrado na pele das uvas tintas, que desempenha um papel importante em nosso corpo, especialmente na formação de bom colesterol.

Para colher todos esses benefícios, você precisa beber com moderação: os especialistas geralmente recomendam um copo de vinho (200 ml) por dia para as mulheres e até dois copos por dia para os homens. Lembre-se de que o consumo excessivo de álcool pode levar a vários riscos à saúde.

Antes de incluí-la em sua dieta, você deve certificar-se de que não há complicações ou circunstâncias especiais que o impeçam de consumi-la. Por este motivo, é importante realizar verificações regulares e contínuas.

Protege o coração

Vários estudos internacionais já demonstraram que o vinho pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, ajudando a regular a pressão arterial e os níveis de colesterol. Um estudo da Barts and London School of Medicine e da Queen Mary University of London descobriu que os antioxidantes da bebida inibem a formação de depósitos de gordura nas paredes das artérias.

Evita o ganho de peso

Beber vinho antes de dormir pode ajudá-lo a perder peso enquanto dorme, de acordo com um estudo da Universidade Estadual de Washington nos EUA. Isto é devido ao resveratrol (um polifenol), que se encontra principalmente nas uvas duras e sementes de uvas vermelhas.

Os polifenóis de frutas aumentam a oxidação da gordura dietética, carregando o corpo com ela. A conversão de gordura branca em gordura marrom promove a queima de gordura e ajuda a manter a estabilidade corporal e prevenir a obesidade e doenças metabólicas.

Mantém a juventude da pele

O vinho também pode ser um aliado de beleza. De acordo com uma análise realizada na Universidade de Exeter (Inglaterra), esta bebida, juntamente com chocolate preto e mirtilos, tem propriedades que evitam a formação de rugas.

Graças a um composto chamado flavonoides, conhecido por suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, o vinho ajuda a rejuvenescer células antigas e a mudar seu comportamento. A quantidade recomendada é um copo de vinho por dia para as mulheres e até dois copos para os homens.

Aumenta a libido

De acordo com um estudo da Universidade de Florença na Itália, envolvendo 800 pessoas que se identificaram como mulheres, o vinho pode ajudar a aumentar a libido feminino. Os participantes preencheram um questionário que respondia perguntas sobre o consumo de álcool, atividades atuais e saúde sexual.

Os resultados mostraram que as mulheres que bebiam de um a dois copos de vinho por dia tinham uma libido maior do que seus pares que não bebiam um único copo de vinho.

Reduz a incidência de diabetes

Além da perda de peso, o resveratrol também pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, otimizando a secreção de insulina no pâncreas. “O principal mecanismo envolvido neste processo está relacionado à capacidade de ativar proteínas de controle no centro da célula, tais como sirtuina 1 (Sirt1) e proteína kinase ativada por AMP (AMPK)”, disse a nutricionista Maria Cláudia, da Minha Vida, em entrevista anterior.

Reduz a dor articular

Uma análise feita por pesquisadores da Universidade de Wisconsin nos EUA mostrou que os polifenóis, incluindo o resveratrol, também têm efeitos analgésicos, especialmente em pacientes com artrite. Mesmo em pequenas quantidades, ela tem efeitos analgésicos devido a suas propriedades anti-inflamatórias.

Melhora a digestão

O vinho é considerado um dos melhores auxiliares para a digestão. Além de seu sabor, que combina bem com vários pratos, beber vinho pode ser muito benéfico para o sistema digestivo.

Quando consumido com alimentos, a quantidade de radicais livres no sangue é significativamente reduzida durante a digestão. Durante esta fase, a quantidade de gordura em circulação é a mais alta. Portanto, é menos provável que eles sejam oxidados por radicais livres, o que favoreceria a formação e deposição de depósitos de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.

Reduz os sintomas de depressão e ansiedade

O ingrediente ativo resveratrol pode prevenir e reduzir os sintomas de ansiedade e depressão que podem ser causados pelo estresse, de acordo com uma análise realizada na Universidade de Buffalo, nos EUA. O elemento vinho bloqueia a ação da fosfodiesterase 4, uma enzima influenciada pela corticosterona que regula a resposta do corpo ao estresse.

Veja também:

Por que eu quero comer mais no frio?